Como resolver o problema do CCleaner infectado

  • 0
  • setembro 19, 2017
ccleaner-infectado-como-corrigir

ccleanerEssa semana o mundo foi pego de surpresa com o anúncio de que o CCleaner, um software popular de limpeza de arquivos temporários e indesejados, foi distribuído durante algum tempo com malware. A Pirinform empresa responsável não informou ao certo como isso ocorreu, mas de alguma forma, o hacker conseguiu inserir um código malicioso no aplicativo e como se trata de um programa legítimo com certificados legítimos alguns antivírus não conseguiram perceber.

Só foram afetadas as pessoas que baixaram o CCleaner 5.33.6162 e o CCleaner Cloud 1.07.3191 para Windows de 32 bits. Estas versões estiveram disponíveis para download entre os dias 15 de agosto e 12 de setembro.

Ainda que não existam registros da instalação de softwares maliciosos, o malware estava programado para coletar diversos dados dos usuários, entre eles o nome do computador, a lista de softwares presentes na máquina (incluindo aqui as atualizações do Windows), lista dos processos, dados de quando algum programa está rodando com a autorização do administrador e outros.

Mesmo que você não saiba qual a versão que esteja instalada em seu computador, recomendamos que efetue a atualização para a versão 5.34 que já vem corrigida.

Como o software não tem um sistema de atualização automática, é necessário fazer o download da nova versão no site da Piriform, neste link (o download iniciará automaticamente).

A atualização substitui o executável por outro limpo e seguro.

 

 

 

Comente usando Facebook

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado. Alguns campos são obrigatórios.