Blog

timbennerslee-25anos-internet

25 anos de internet

Postado por | Blog | Ainda não há comentários! Seja o primeiro!
25anos-internet

Primeira página criada, por Tim Beners Lee

A World Wide Web (WWW) foi inventada por Berners-Lee em 1989 como forma de comunicação rápida entre cientistas espalhados por universidades em todo o mundo. Mas nem ele imaginou que ela seria a ferramenta de transformação mais impactante do século XX.

Saiba mais sobre Tim Benners Lee!

Sim, senhoras e senhores a internet precisou ser explicada. O primeiro site criado foi feito pelo próprio Berners-Lee e explicava a seus visitantes sobre a internet e seus protocolos. Também trazia instruções de como criar seu próprio site e fazer pesquisas na web. Veja o primeiro site criado por Tim Benners Lee

Como serão os próximos 25 anos da WWW?

Segundo seu criador, ainda é preciso torná-la universal, expandindo seu acesso a todos, independente de obstáculos físicos ou financeiros. Para debater como isso ocorrerá, duas organizações – World Wide Web Consortium e World Wide Web Foundation – farão diversos eventos ao longo do ano para que ideias e planos de ação surjam e sejam postos em prática, fazendo com que os próximos 25 anos da web sejam tão ricos e mudem tanto o mundo quanto os 25 primeiros.

pokemongo-maquina-coletar-dados

Pokémon Go a máquina gigante de coletar dados

Postado por | Blog | Ainda não há comentários! Seja o primeiro!

 

“Pokémon Go é uma máquina gigante de coleta de dados”, foi com essa afirmação que a  comissária para a privacidade no estado alemão de Schleswig-Holstein, Marit Hansen, disse em entrevista ao se referir ao jogo que está causando febre no mundo todo. E disse mais, o jogo Pokémon Go, além de espionar, também pode condicionar o comportamento do consumidor.

Criminosos tambem curtem Pokémon Go

Nos EUA, a mania Pokémon Go levou pessoas a andar em quintais, calçadas, cemitérios e até mesmo em estacionamentos policiais. O governador de Nova York, Andrew Cuomo chegou a lançar um alerta sobre o  jogo  que possui uma função que permite aos usuários colocarem iscas para atrair jogadores a locais específicos e que tem potencial de ser usada por “predadores” em busca de crianças, além disso ordenou que o departamento correcional proibisse que os cerca de três mil criminosos sexuais do estado tivessem acesso ao jogo Pokémon Go. – Não precisa nem explicar o motivo.

Quando você não paga pelo produto é porque você é o produto

pokomengo-zumbi

O que mais assusta alguns especialistas é que em apenas três semanas, 75 milhões de pessoas baixaram o aplicativo por livre e espontânea vontade e fornecendo acesso irrestrito aos seus dados, logicamente fisgadas pela gratuidade do jogo.

O jogo Pokemon go é uma febre tambem no Brasil e apresenta diversos problemas, porque todos os monstrinhos são os cavalos de Troia com os quais a indústria da internet abre o caminho para lucrar em cima dos nossos dados.

Ah, por falar em privacidade, vale a pena ouvir a entrevista que o colunista e professor Luli Radfahrer deu para a Rádio USP. De acordo com ele, não existe privacidade na Internet. Ela é muito mais um mito do que uma realidade, mas há quem ganhe com a falta dela.

Ouça:

 

kit-sobrevivencia-nhsinfo

Ferramentas bacanas e gratuitas para empreendedores

Postado por | Blog | Ainda não há comentários! Seja o primeiro!

As vezes você precisa de um serviço ou aplicativo pra executar tarefas simples mas uma busca rápida na internet faz você esbarrar em soluções complexas e muitas vezes caras e que não se encaixam na sua necessidade.

A gente achou uma lista com 300 ferramentas bacanas para empreendedores, o melhor de tudo é que a maioria é gratuita.

Acessa aí e depois volta pra contar o que achou: http://tinyurl.com/coisasparaempreendedores

 

internet-gr1

A polêmica cobrança por franquia na internet fixa

Postado por | Blog | Ainda não há comentários! Seja o primeiro!

Como muitos devem estar acompanhando nos jornais e redes sociais, as operadoras de telefonia anunciaram cortes de internet por limite de franquia de dados.

A pergunta que todo cliente nos faz é: O QUE MUDA PRA GENTE?

A resposta simples é: TUDO

Como definir a banda ideal?

Uma coisa é clara, não dá pra usar o mesmo modelo de franquia existente no celular que usam redes 3G/4G, via satélite, e que se destinam a um dispositivo individual. Na banda larga fixa esse serviço geralmente é compartilhado, seja em casa ou nas empresas e por isso essa discussão tem que ser mais ampla.

Mas a franquia não seria mais justa?

O Brasil está atrasado nesse debate. Na crise de 2008 os EUA aproveitaram o momento para criar um plano nacional e ambicioso de banda larga, com muitas empresas entrando como players e a intenção era clara: Turbinar a economia gerando desenvolvimento e empregos, algumas empresas oferecem franquias tão altas que dificilmente alguém atinge o limite.

Aqui praticamente 5 empresas detém o monopólio desse serviço e não estão preocupadas em ampliar a estrutura atual, mais fácil penalizar o consumidor que “usa demais a internet”.

Impactos na prática

Um exemplo do impacto dessa mudança na sua casa: Você resolve assistir a um filme em alta resolução no Netflix, com um consumo de 3 Gbytes por hora você provavelmente esgotataria sua franquia de um plano de 20 Gbytes/mês em apenas um dia. Não vamos nem contar as demais pessoas usando outros serviços como downloads, jogos, vídeos etc.

Nas escolas nem se fala, como socializar o uso de um instrumento tão importante, nas empresas a coisa fica mais clara, com certeza os custos com aquisição de planos maiores serão repassados para os clientes.

Por isso debater a regulamentação é muito importante, simplesmente atribuir um novo modelo de cobrança em um ambiente de pouca competitividade e baixíssima qualidade não é a melhor saída.

A participação da sociedade é muito importante nesse momento, disponibilizamos links de petições públicas que você pode participar:

PROTESTE http://tinyurl.com/jsh37tm

AVAAZ http://tinyurl.com/j7a2xtq

medir-velocidade-internet-nhsinfo

Como medir velocidade da internet com eficiência

Postado por | Blog | Ainda não há comentários! Seja o primeiro!

Há diversos medidores de velocidade de internet disponíveis pela rede, com tanta variedade fica difícil saber qual é o melhor e se realmente eles cumprem sua função.

Independente do medidor que você escolher, o mais importante é seguir as recomendação para se chegar a um resultado mais preciso:

  • Feche todos os programas que estiverem abertos;
  • Certifique-se que não tenha nenhuma atualização acontecendo no momento do teste;
  • Não faça o teste numa conexão sem fio, prefira o uso de rede cabeada e de preferência ligada diretamente no roteador ou modem;
  • Repita o teste mais de uma vez para ter certeza do resultado.

Recomendamos 2 sites para medir velocidade da internet:

http://www.brasilbandalarga.com.br/

http://www.speedtest.net/